Atletas capixabas participam da maior competição escolar do mundo

Nove estudantes-atletas capixabas representarão o Brasil na ISF U15 Gymnasiade 2025, a maior competição escolar do mundo, que acontecerá em Zlatibor, na Sérvia, entre os dias 4 e 14 de abril.

No atletismo, o Espírito Santo conta com quatro representantes: Josué Alves Menezes, da EEEFM Nova Carapina, Maiza da Conceição, da EMEF Ignez Massad Cola, e as paratletas Ana Elizia Geraldino Dos Santos, da EEEFM Regina Banhos Paixão, e Anna Beatriz Braga, da EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho. As paratletas serão acompanhadas pelo  técnico Roque Marinato, que também foi convocado.

Anna Beatriz Braga, Roque Marinato e Ana Elizia Geraldino Dos Santos
Josué Alves

Pela natação, Lucca Sfalsin, do Centro de Ensino Charles Darwin, será o representante. No wrestling, o atleta João Victor Santiago, da escola Cat Ind Arnaldo Magalhães Filho,  e, no Taekwondo, quem competirá é o estudante Ebson dos Santos, EMEF Maria Istela Modenesi. No Tiro com Arco, Clarice Leitão,  do SEB Vitória, e Victor Hugo Klitzke, da EMEF Elzira Vivacqua dos Santos, são os representantes capixabas.

Lucca Sfalsin

O presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquêz, que acompanhará os atletas na competição e coordenará a delegação de Tiro com Arco.  destaca a relevância da convocação dos atletas capixabas. “Ter nove representantes levando o nome do Espírito Santo para a maior competição escolar do mundo é muito significativo. A Gymnasiade é considerada as Olimpíadas do esporte escolar. Muitos atletas, como o Paulo André Camilo e a ginasta Rebeca Andrade participaram desse evento. Isso mostra que o esporte escolar capixaba tem muitas possibilidades de desenvolvimento e de oportunidades”, ressaltou Lidimar.

Clarice Leitão

Considerada como a Olimpíada Escolar, a Gymnasiade, é reconhecida como a vitrine dos atletas que disputarão os próximos Jogos Olímpicos. Para participar da competição os atletas passaram por seletivas estaduais, comandadas pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), e pela seletiva nacional, os  Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). O evento de 2025 contará com 25 modalidades esportivas, incluindo 4 paradesportos, com a participação de atletas do mundo todo.