Escolas estaduais representam o Espírito Santo no Jebs Sub 18 de Basquete

Duas escolas da rede pública estadual estão em Brasília (DF) para representar o ES na principal competição do esporte escolar nacional: os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A competição acontece até o dia 18 de abril e reúne estudantes-atletas de todas as regiões do país.

No feminino, o Estado está sendo representado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino, de Domingos Martins. Já no masculino, o Colégio Estadual do Espírito Santo, de Vitória, carrega a missão de defender o basquete capixaba na etapa nacional. A classificação das equipes é resultado do desempenho nas etapas seletivas estaduais, que mobilizaram escolas de diferentes municípios.

O presidente da Fecade, Lidimar Marquez, destaca o significado da participação capixaba na competição e o impacto da formação esportiva nas escolas.“Ver nossas escolas representando o Espírito Santo em uma competição nacional como os Jebs é motivo de grande orgulho. Isso demonstra a força do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano, com professores, gestores e estudantes comprometidos com o esporte escolar. Mais do que resultados, estamos falando de formação de cidadãos, de oportunidades e de transformação de vidas por meio do esporte”, afirmou.

O chefe de delegação, professor Guilherme Gomes, coordenador dos Jogos na Rede da Secretaria da Educação (Sedu), reforça o papel pedagógico da competição. Para ele, a experiência vai muito além das quadras. “Essa competição tem um papel fundamental no desenvolvimento do esporte escolar capixaba, pois oferece aos estudantes-atletas a oportunidade de vivenciar um ambiente competitivo de nível nacional. Nossa expectativa é de uma seletiva muito equilibrada e competitiva, especialmente com a presença de equipes fortes da rede pública, como o Colégio Estadual e a EEEFM Teófilo Paulino. Tenho certeza de que veremos grandes jogos e talentos despontando para representar o Espírito Santo nos Jogos Escolares Brasileiros sub18”, destacou.

Sobre o Jebs

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são a maior competição esportiva estudantil do Brasil, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Ministério do Esporte. Destinados a estudantes-atletas de 12 a 17 anos, os jogos promovem inclusão, cidadania e intercâmbio, reunindo milhares de jovens de todos os estados.  O evento é o passaporte para as competições internacionais.